Funções

Descrição curta

Batuta é multiartista cearense que há mais de duas décadas cruza música, teatro e circo. Cantor, compositor, palhaço e produtor, ele mergulha nas tradições nordestinas e latino-americanas, misturando forró, coco, embolada e cumbia com batidas contemporâneas como rap e trap. Seu show autoral "Quando Eu Era Velho" reflete essa fusão. Pesquisador de palhaçaria musical e música excêntrica, cria com instrumentos não convencionais, refletindo sua busca por inovação e irreverência.

Dados Pessoais

E-mail Público: contato@batuta.art.br

Telefone Público: (85) 988187147

Endereço: Condomínio Luiz Gonzaga 301, Jangurussu, Fortaleza, CE, BR

Estado: CE

Município:

CEP: 60877-525

Logradouro: Condomínio Luiz Gonzaga

Número: 301

Complemento: A2 BLOCO 12

Bairro: Jangurussu

Descrição

Batuta é um multiartista de Fortaleza (CE) cuja atuação é fortemente marcada pelas artes de rua e pela vibrante cultura popular nordestina. Desde 2001, ele desenvolve um trabalho potente e multifacetado como ator, palhaço, poeta, cantor, compositor, músico e videomaker, tecendo uma trajetória que atravessa com maestria os universos do teatro, circo e música. Sua versatilidade o levou a integrar elencos de grupos importantes da cena cearense, como Garajal, Pavilhão da Magnólia, Nois de Teatro e Trupe C'aba de Chegar, com os quais circulou por festivais em todo o Brasil e também em palcos internacionais, em passagens pela Argentina e Portugal, muitas vezes impulsionadas pela sua veia artística e criativa.

Na música, seu trabalho autoral é uma fusão contagiante de ritmos das tradições populares nordestinas e latino-americanas (como forró, coco, maracatu, embolada e cumbia) com gêneros contemporâneos como rap, reggae e música eletrônica. É o criador do projeto "Quando Eu Era Velho", show onde explora essas fusoes atraves de composicoes, samples e performances ao vivo. Batuta lançou os álbuns "Cantando Amor no Fim do Mundo" (2020), "Fome de Fama" (2021) e o single "SAI DO MEI!!" (2022). Como produtor musical agregado, sua contribuição é notável em trabalhos como os singles "Laricado" (2017) e "Tamanco de Fogo" (2018), de Getúlio Abelha, e os álbuns da banda O Cheiro do Queijo: o disco de estreia (2019) e o mais recente, "Sound Circo" (2023), este último fruto de pesquisa no Laboratório da Porto Iracema das Artes com tutoria de Russo Passapusso. Em 2022, também produziu e co-assinou faixas do disco "Esquiva", de Zé de Guerrilla.

A pesquisa de Batuta se estende à palhaçaria musical e à música excêntrica, explorando desde 2015 a criação de sonoridades com instrumentos não convencionais, buscando expandir as possibilidades da performance musical e cênica. Além disso, é o idealizador e realizador do Festival Arruaça, evento dedicado às artes de rua nas periferias de Fortaleza, que acontece anualmente desde 2017, valorizando artistas independentes e a ocupação criativa do espaço público.

Com uma obra que transita por palcos, ruas, picadeiros e chega aos fones de ouvido, Batuta constrói uma linguagem própria onde tradição, irreverência e experimentação caminham lado a lado, sempre com um toque de humor e uma profunda conexão com as culturas nordestina e latino-americana.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem