Funções

Descrição curta

Fotógrafa, criadora audiovisual, professora, intérprete e radicada no litoral cearense, no município de Acaraú, Barrinha de Baixo, desde 2019. Bacharel em Relações Internacionais pela UNB (2017), desenvolve trabalhos fotográficos desde 2014. Aluna do Curso Básico de Fotografia (2018) com Paulo Pereira, entrou na área de forma mais intensa ao documentar o processo da pandemia em sua comunidade, retratando as ações comunitárias usando a fotografia para divulgar e disseminar medidas básicas de saúde. Progrediu para fotografia e filmagens documentais como forma de guardar, registrar e preservar a memória cultural e histórico em eventos comunitários e culturais, como Festas Juninas, Festejo de São José, Carnaval e O Reisado, além de fotografias comerciais em hotéis e pousadas da região. Atua também como professora de Inglês na comunidade.

Dados Pessoais

E-mail Público: sofiaorlet@gmail.com

Telefone Público: (88) 98138-7796

Endereço: Barrinha de Baixo 001, Aranaú, Acaraú, CE, BR

Estado: CE

Município:

CEP: 62580-000

Logradouro: Barrinha de Baixo

Número: 001

Complemento: CASA MATURI

Bairro: Aranaú

Descrição

Sofia é fotógrafa, criadora audiovisual, professora, intérprete e radicada no litoral cearense, no município de Acaraú, Barrinha de Baixo, desde 2019. Formada em Relações Internacionais pela UNB (2017), começou a desenvolver trabalhos fotográficos em 2014. Aluna do Curso Básico de Fotografia (2018) com Paulo Pereira, iniciou sua jornada ao documentar o processo da pandemia em sua comunidade, fazendo retratos das ações comunitárias usando a fotografia para divulgar e disseminar medidas básicas de saúde. Progrediu para fotografia e filmagens documentais como forma de guardar, registrar e preservar a memória cultural e histórico em eventos comunitários e culturais, como Festas Juninas, Festejo de São José, Carnaval e O Reisado, além de fotografias comerciais em hotéis e pousadas da região. Atua também como professora de Inglês na comunidade. Atua na área de educação dando aulas de inglês para a comunidade LGBTQI+, como também na escola da vila onde é residente. Foi fotógrafa de um Bloco de carnaval Lésbico chamado “Drama de Sapatão” (SP em 2024), tendo atuando também filmmaker do curta metragem ''Cortejo das Siris'' de um bloco de Carnaval formado por mulheres em Sobral (2024).
Como intérprete profissional, visita e passa por vários contextos culturais pelo Brasil, entrado em contato com comunidades indígenas, quilombolas, e outras minorias pelo Brasil, vivências estas que também são fontes para sua pesquisa visual.
Mais recentemente, tem trabalhado com outras formas de fotografia não convencionais, como analógica, Pinhole e colagens, aprofundando-se cada vez mais no âmbito mais experimental-artístico e pessoal. Desta forma, seus trabalhos e projetos focam nas seguintes áreas:

•⁠ ⁠Fotógrafa e cineasta com foco em registro cultural e comunitário
•⁠ ⁠Professora de inglês, com projetos voltados para a comunidade LGBTQI+
•⁠ ⁠Criadora de conteúdo audiovisual para eventos, hotéis e pousadas
•⁠ ⁠Pesquisadora visual com ênfase em técnicas experimentais, como fotografia analógica, Pinhole e colagens
•⁠ ⁠Intérprete e tradutora com experiência em contextos culturais diversos, incluindo comunidades indígenas e quilombolas
•⁠ ⁠Colaboradora em projetos artísticos e documentais, como curtas-metragens e blocos de carnaval

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem